Operação com uso de drone flagra desmatamento e ocupação ilegal em área na baixada Santista, SP

Prefeitura de Itanhaém realiza ação para coibir invasões e ocupações irregulares. Operação conta com a participação de órgãos municipais e da Polícia Militar Ambiental.

Dois homens foram flagrados por órgãos ambientais desmatando uma área protegida durante uma força-tarefa em Itanhaém, no litoral de São Paulo. De acordo com a prefeitura, o município está realizando uma operação para coibir invasões e ocupações irregulares nas regiões de mata da cidade. O flagrante ocorreu na quarta-feira (5), por meio de um drone, que sobrevoou uma área de difícil acesso no bairro Maranata. Ninguém foi preso.

Segundo a administração, essa foi a primeira vez que um drone foi utilizado em uma ação para coibir a invasão e o desmatamento em áreas protegidas. No momento do flagrante, os suspeitos se evadiram na mata, e uma equipe da prefeitura, acompanhada da Polícia Militar Ambiental, se dirigiu ao local. Os profissionais fizeram uma vistoria e destruíram cercas que estavam sendo colocadas na região desmatada.

Ainda na quarta-feira, órgãos municipais e PM Ambiental visitaram os bairros Belas Artes, América, Umuarama, Jardim Magalhães e Rio Preto. De acordo com a prefeitura, a operação continuará até o fim de semana, com o objetivo de proteger regiões de difícil acesso da cidade.

Conforme informado pela administração, Itanhaém integra o sistema de vigilância ambiental ligado ao Programa Litoral Sustentável. A iniciativa envolve o planejamento e monitoramento de áreas de ocupação irregular e ambientalmente relevantes, com ações conjuntas de fiscalização utilizando tecnologias inteligentes.

Relacionados