Tartaruga-cabeçuda é encontrada morta em Itanhaém, SP

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi encontrada morta em Itanhaém, no litoral de São Paulo sexta-feira (23). De acordo com o Instituto Biopesca, o animal foi recolhido na Praia dos Sonhos, já em estado de decomposição, o que impediu a realização de exame necroscópico para investigação da causa da morte.

Segundo informação da Biopesca, o instituto foi acionado por banhistas por volta das 9h. No local, os profissionais constataram que se tratava de um macho, juvenil, com 106 cm de comprimento. A tartaruga foi recolhida e encaminhada para análise.

Ainda de acordo com o Biopesca, esta não é a espécie mais comum de ser encontrada nas praias da região, sendo a 23ª achada sem vida no trecho monitorado pelo instituto neste ano. A que mais é recolhida é a chamada tartaruga-verde (Chelonia mydas).

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necrópsia dos animais encontrados mortos. Na Baixada Santista, o Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, a população pode entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Relacionados