Jovens de Itanhaém conquistam vagas em plataforma de ensino à distância para formação em tripulação marítima

EDUCAÇÃO – Gratuito, o curso destinado para pessoas entre 18 e 44 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, disponibiliza diversos módulos que contemplam as diferentes possibilidades profissionais dentro de um navio

A parceria da Prefeitura de Itanhaém e o Projeto Jovens Tripulantes, liderado por uma plataforma de ensino à distância, está abrindo uma porta de oportunidades a jovens da cidade. Seis vagas foram disponibilizadas aos estagiários integrantes do Programa Inclusão Produtiva Jovem, do Departamento de Educação Social da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, de forma gratuita, para a realização de um curso de formação de tripulantes de navios cruzeiros. Ao todo, foram disponibilizadas 150 vagas em todo o Brasil.

Com duração de seis meses, o curso contém diversos módulos que contemplam as diferentes possibilidades profissionais dentro de um navio. Os jovens contemplados pela iniciativa: Gustavo Henrique Lima Frizo, Gabriel Pereira Braga, Letícia Marques, Álvaro Mesquita de Oliveira, Ricardo da Silva e Ana Carolina Stamato, a partir desta qualificação, já poderão se tornar tripulantes na temporada 2023/2024 dos transatlânticos.

“O nosso papel enquanto gestores públicos é proporcionar oportunidades de acesso aos nossos jovens que estão em busca de um futuro melhor. Contribuir para isso é incrível e essencial para que tenhamos uma sociedade onde as oportunidades sejam com justiça e equidade social”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes Márcia Galdino.

Durante um encontro com os contemplados, realizado nesta sexta-feira (11), Viviane de Paula, diretora do departamento de Educação Social, ressaltou a relevância do programa na formação profissional dos estudantes. “O Programa Inclusão Produtiva Jovem tem como missão fomentar a cidadania e proporcionar uma experiência no mundo do trabalho aos adolescentes. Através de uma Administração Pública comprometida com o desenvolvimento dos adolescentes, busca-se uma transição positiva da escola para o mundo profissional”.

Com entusiasmo em relação ao início do curso, os jovens compartilharam suas expectativas profissionais e ambições pessoais. Gustavo Henrique Lima Frizo, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unisanta, expressou gratidão pela oportunidade e comprometeu-se a contribuir de maneira significativa para o sucesso do projeto. Gabriel Pereira Braga, estudante de Tecnologia da Computação pela Univesp e técnico em turismo, enfatizou como o projeto o ajudou a encontrar sua vocação profissional. Já para Ana Carolina Stamato, estudante de Pedagogia pela Unimes, essa é uma oportunidade para alavancar sua carreira.

Eliseu Braga Chagas, Secretário de Governo, expressou satisfação com o projeto que abre novas oportunidades no mercado de trabalho. “Nosso desejo é que os jovens aproveitem os ensinamentos e abram seus caminhos profissionais. Com a capacitação oferecida, o horizonte é ilimitado para esses jovens”, disse.

Projeto Jovens Tripulantes – oferecido por uma das maiores plataformas de educação à distância, a iniciativa oferece 150 vagas gratuitas em cursos de formação profissional para pessoas entre 18 e 44 anos em situação de vulnerabilidade ou risco social. A parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o projeto visa capacitar esses jovens para futuras oportunidades profissionais e desenvolvimento pessoal.

Relacionados