Polícia Ambiental multa homem em R$ 27 mil por manter aves em cativeiro no Litoral de SP

Equipes da Polícia Militar Ambiental encontraram 18 aves silvestres em cativeiro no quintal de uma residência em Itanhaém, no litoral de São Paulo, no sábado (21). Os policiais aplicaram ao responsável uma multa por infração ambiental de R$ 27.000, ao constatarem que os pássaros eram mantidos sem autorização.

As equipes estavam averiguando uma denúncia de maus-tratos quando, durante a fiscalização, as aves foram encontradas. De acordo com a corporação, foram localizados sete coleirinhas papa capim, três pássaros pretos, dois azulões, dois tico-ticos, dois coleirinhas do brejo, um canário da terra e um caboclinho frade, que está na lista de animais ameaçados de extinção no Estado de São Paulo.

As aves não apresentavam sinais de maus-tratos. Questionado, o dono do imóvel afirmou que tinha os animais há quatro anos, para domesticação, e que não possuía autorização do órgão ambiental para mantê-los em cativeiro.

De acordo com a polícia, a multa foi elaborada com base no auto de infração ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e o responsável deverá regularizar a situação das aves. A ocorrência foi registrada como crime ambiental e encaminhada para a Delegacia Sede de Itanhaém.

Relacionados