A Ucrânia produz excelentes vinhos

O sul da Ucrânia possui quatro províncias com vinícolas: Mykolaiv, Kherson, Dnipropetrovsk e Odessa. As regiões do sul são boas para os vinhedos por causa do Mar Negro, que oferece condições benéficas para a produção histórica do “vins doux naturels” (doce) e fortificada.

Na Transcarpathia, a oeste, 8,000 hectares possuem vinhas, uma região caracterizada por solos vulcânicos, clima continental (verões quentes e invernos rigorosos) e mudanças de temperatura diurnas favoráveis. Os dados mais recentes disponíveis do Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) relata a superfície de vinhedos da Ucrânia em 2019 como 103,290 acres.

 As variedades históricas incluem as uvas pretas Bastardo Magarachsky, Cevat Kara, Kefesyia e Odessa Black, e as brancas, Telti Kuruk, Kokur Bely, Sary Pandas e Sukholimansky, um cruzamento entre Chardonnay e Plavaï. A uva branca georgiana, Rkatsiteli, já compôs 40% de todas as plantações, mas as plantações de hoje também incluem Aligote, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gewurztraminer, Merlot, Muscat, Pinot Noir, Riesling e Saperavi.

 O site “Wines of Ukraine” na última atualização informa que o país abriga mais de 50 vinicultores que cultivam 180 variedades de uvas. Os dados de 2019 da OIV relatam que o país produz 364,600 toneladas de uvas e 26,153,033 galões de vinho. Para consumidores e turistas, o Centro de Cultura do Vinho Shabo em Odessa, oferecia –  até recentemente –  passeios, degustações e exposições.

Trata-se de um vinho que é muito difícil de se encontrar no Brasil, mas um dos rótulos que se destacam na Ucrania é o Merlot da foto. Ele é produzido pela Vinícola Shabo.

Relacionados