IBGE prorroga inscrições para mais de 2 mil vagas para o Censo 2022 na Baixada Santista

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou as inscrições para as vagas temporárias do Censo 2022. Ao todo, são 2.012 vagas disponíveis nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, divididas em três funções: recenseador, agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM).

Inicialmente, as inscrições poderiam ser realizadas até 29 de dezembro, mas foram prorrogadas até 21 de janeiro, e podem ser feitas no site oficial do certame. A prova será realizada em 10 de abril. Os aprovados deverão fazer coleta de dados por aproximadamente três meses.

Os editais de processos seletivos foram divulgados em dezembro do ano passado. Veja abaixo a quantidade de vagas por função e por município:

Recenseador

Bertioga – 65 vagas

Cubatão – 114 vagas

Guarujá – 276 vagas

Itanhaém – 121 vagas

Mongaguá – 67 vagas

Peruíbe – 75 vagas

Praia Grande – 316 vagas

Santos – 442 vagas

São Vicente – 322 vagas

Agente censitário municipal (ACM)

Bertioga – 1 vaga

Cubatão – 2 vagas

Guarujá – 5 vagas

Itanhaém – 2 vagas

Mongaguá – 1 vaga

Peruíbe – 1 vaga

Praia Grande – 4 vagas

Santos – 6 vagas

São Vicente – 5 vagas

Agente censitário supervisor (ACS)

Bertioga – 7 vagas

Cubatão – 13 vagas

Guarujá – 30 vagas

Itanhaém – 13 vagas

Mongaguá – 6 vagas

Peruíbe – 7 vagas

Praia Grande – 31 vagas

Santos – 48 vagas

São Vicente – 32 vagas

Prefeituras

A Prefeitura de Bertioga afirmou que o posto de coordenação será na Vila do Bem Chácaras. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, entre os preparativos, estão participações em reuniões, fornecimento de mapas e cessão da instalação à sala de coordenação.

A Prefeitura de Guarujá informou que, no município, serão cinco postos de coleta, sendo dois na cidade e três no Distrito de Vicente de Carvalho. Ainda de acordo com a administração, reuniões periódicas estão sendo realizadas com os coordenadores do IBGE, para atuar em sinergia no apoio logístico e técnico à realização do Censo.

Em Itanhaém, a prefeitura informou que serão dois postos de coleta, mas não deu detalhes do local e dos preparativos para a realização da pesquisa.

A Prefeitura de Peruíbe informou que haverá um posto de coleta no município, no prédio da administração, na Rua Nilo Soares Ferreira, 50, no Centro. Um espaço para a instalação do posto de coleta já foi cedido, em tratativas com o gabinete. Além disso, foi realizada, no mês passado, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC), com a presença dos secretários municipais e outras autoridades.

Praia Grande disse que contará com quatro postos de coleta do IBGE, que serão posicionados em locais estratégicos. Além disso, a prefeitura afirmou que é responsável por definir os locais e garantir acesso à internet banda larga e condições de segurança aos trabalhadores.

Santos e São Vicente alegaram que as informações sobre o censo são de exclusividade do IBGE. Cubatão afirmou que a administração municipal deve discutir o assunto nos próximos dias. Já Mongaguá não se posicionou sobre o assunto.

Relacionados