São Vicente registra 68% de isolamento social na quarentena e lidera ranking no Estado

Número aponta que vicentinos respeitaram as orientações de isolamento social durante o feriado de Páscoa, no último domingo (12). Cidade é a que tem a maior taxa de isolamento de todo o Estado entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.

São Vicente, no litoral de São Paulo, foi a cidade com mais de 200 mil habitantes que registrou o maior índice de isolamento social entre as 52 cidades monitoradas pelo Estado de São Paulo. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) e apontam que a cidade teve 68% de isolamento no domingo (12).

O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim, e indicam tendências de deslocamento para apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O sistema é atualizado diariamente.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive, com o apoio das prefeituras.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70% e a cidade litorânea, no domingo, chegou muito próximo disso registrando 68%, o maior indicador no Estado desde o começo do monitoramento, na última quarta-feira (8).

Outras cidades da Baixada Santista também aparecem no ranking de isolamento registrado no domingo. Guarujá registrou índice de 63%, Praia Grande 60%, Santos 58% e, Cubatão, é o menor índice do Estado, com 40%.

Isolamento social

Após ter subido dez pontos percentuais entre quinta-feira (9) e a sexta-feira Santa (10), a taxa de isolamento social caiu de novo no sábado (11) e chegou a 55% no estado de São Paulo, segundo o sistema de monitoramento inteligente do governo estadual feito com base nos dados dos celulares da população.

Na segunda (6) e terça (7), o Estado tinha taxa de 54% de isolamento, que caiu para 49% na quarta e chegou a 47% na quinta (9), menor taxa já registrada desde o início da quarentena. Na sexta, o índice subiu para 57% e caiu para 55% neste sábado.

O Estado nunca chegou a taxa ideal de 70%: o ápice da quarentena em São Paulo ocorreu no domingo (5), com 59% de adesão. O índice de isolamento social caiu 12,9% na última semana.

As medidas de isolamento social foram adotadas para tentar conter o avanço do coronavírus, com quarentena que vai até 22 de abril em todo o Estado.

Relacionados