Incentivar o exercício da cidadania como instrumento de transformação social, desenvolvimento da sociedade e fortalecimento de nossa Democracia. Esses são alguns dos pilares do Projeto Câmara Mirim aprovado pelos vereadores de Itanhaém em agosto deste ano e que, nesta quinta-feira, se concretiza com a eleição dos jovens parlamentares do nosso município.
Cerca de 4.500 alunos matriculados do 6º ao 9º ano em 11 escolas da rede municipal de Educação vão às urnas a partir das 8 horas de quinta-feira. Eles vão escolher entre aproximadamente 120 candidatos mirins que disputam as 11 vagas de vereador e outras 11 como suplentes.
O projeto que criou o Câmara Mirim é de autoria do vereador Hugo Di Lallo (Cidadania), presidente do Legislativo Itanhaense, e tem como requisito para a candidatura dos estudantes a uma vaga no parlamento a apresentação de programa de governo e projetos ligados aos seguintes temas: Educação/Cultura; saúde, Segurança; Meio Ambiente; Transporte; Esporte; Proteção à Infância; Trabalho e Emprego; Direitos Humanos; e Ciência e Tecnologia.
“O Câmara Mirim é um projeto muito especial porque incentiva a participação do jovem na política, incentiva o debate e a busca por soluções de problemas que enfrentamos diariamente em áreas essenciais. É um projeto que fortalece o respeito e a participação popular na democracia”, afirma Hugo Di Lallo.
De acordo com calendário eleitoral do Câmara Mirim, a diplomação dos vereadores e suplentes eleitos será no dia 5 de dezembro e a posse na segunda sessão de fevereiro de 2020.