Os investimentos em infraestrutura dos bairros não param. Com o objetivo de acabar com pontos de alagamentos durante o período das chuvas, a Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização vem seguindo à risca o cronograma de zeladoria do Programa Mais Itanhaém. Desta vez, as equipes da pasta realizaram uma verdadeira força-tarefa para a limpeza dos canais de drenagem, valas e desobstrução de galerias para facilitar o escoamento das águas.
As avenidas Santo André e Mustafá Abbasi, ambas localizadas na Nova Itanhaém, receberam limpeza nos canais de drenagem. A ação é feita de maneira periódica e preventiva, fundamental para evitar alagamentos em épocas de chuvas.
As ações de desobstrução de galerias foram executadas na Rua Aristides Gomes Assunção (Umuarama). As equipes realizaram o serviço com a ajuda de uma retroescavadeira para a retirada de entulhos, lama e lixos. O objetivo é desobstruir todo o sistema para diminuir o impacto causado pelas chuvas. No local, foi feita também a limpeza das valas para melhorar o escoamento das águas.
O Rio Paranamirim, localizado no Jd. Palmeiras, recebeu limpeza e desassoreamento. Na ação, foram retirados vários tipos de detritos. A iniciativa também é essencial para evitar a proliferação de animais peçonhentos e insetos, contribuindo para o combate ao mosquito da dengue e outras doenças.
A limpeza e o desassoreamento do rio fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura está realizando em toda região, porque melhora a velocidade e o volume de vazão do rio, prevenindo e dificultando a ocorrência de enchentes e alagamentos.
CONSCIENTIZAÇÃO
A Prefeitura de Itanhaém faz um alerta aos munícipes para que se conscientizem e façam sua parte, não jogando lixos nas ruas, pois alguns desses materiais levam mais de 100 anos para entrar em decomposição. Com a água das chuvas, esses detritos são levados às galerias pluviais, bocas de lobo, rios e valas, o que acabam ocasionando as enchentes no Município.