Teve contato com o vírus HIV? Saiba mais sobre a PEP e evite contaminação

O HIV é um vírus que ataca as células de defesa do corpo, fazendo com que o organismo fique mais vulnerável. Causador da AIDS, a infecção pelo vírus não tem cura. Porém, há diversas maneiras de evitar a transmissão, e, ainda que a camisinha seja a mais eficaz, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP), uma medida preventiva a pessoas que tenham sofrido uma possível exposição ao HIV. No Município, o serviço é disponibilizado no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A PEP nada mais é que o uso de remédios por 28 dias para evitar a contaminação pelo vírus do HIV. O atendimento é considerado de urgência, pois a eficácia da PEP diminui a medida que o tempo passa. Desta forma, o ideal é começar a tomar a medicação logo nas primeiras duas horas após a exposição ao HIV e no máximo até 72 horas depois.

 ONDE ENCONTRAR A MEDICAÇÃO?

Para que a população comece a medicação o mais cedo possível, o serviço é disponibilizado 24 horas por dia. De segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, os munícipes devem procurar o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), localizado na Rua Maranata, 229, no Jardim Sabaúna. O telefone para contato é (13) 3426-3350.

Após as 17 horas, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De segunda a sexta-feira, a UPA atende a população que precisa da PEP das 17 horas às 7 horas. Já nos finais de semana e feriados, a UPA disponibiliza os medicamentos 24 horas por dia. A Unidade de Pronto Atendimento fica na Rua José Ernesto Bechelli, s/nº, no Jardim Sabaúna.

QUANDO USAR?

Quando você não usa camisinha;

Quando a camisinha sai ou estoura;

Quando você sofre uma violência sexual;

Quando você sofre um acidente com material biológico (sangue, líquor, líquidos cavitários).

Relacionados