Com um crescimento de mais de 16% em relação ao ano anterior, a Ouvidoria-Geral de Itanhaém realizou 5.336 atendimentos durante todo o ano de 2019 em suas diversas plataformas. A Ouvidoria faz parte da Secretaria de Comunicação Social e é o órgão que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.
As plataformas mais utilizadas foram: E-mail (58%), Ouvidoria On-line (29%), Presencial e Telefônico (11%) Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-Sic, com 2%). Os meses com maior número de manifestações foram janeiro (937 demandas) e fevereiro (847).
Em comparação ao ano de 2018, que teve 4.576 solicitações à Ouvidoria-Geral, o crescimento foi de 16%. Do total de demandas de 2019, 26 seguiam em aberto no dia 31 de dezembro de 2019 e o restante (5.310) obtiveram respostas conclusivas ou foram encerradas no período.
As principais manifestações são relacionadas à zeladoria da Cidade, como manutenção de ruas, limpeza de vias públicas, pavimentação, iluminação pública e fiscalização de terrenos baldios. Somente as secretarias de Serviços e Urbanização e Obras e Desenvolvimento Urbano representaram 31,4% de todas as demandas da Ouvidoria-Geral.
Outras solicitações frequentes foram sobre concursos públicos, IPTU, Dívida Ativa, segurança pública, regularização de obras, trânsito e transporte coletivo. Os bairros com maior número de demandas foram Gaivota, Cibratel I, Cibratel II, Suarão, Bopiranga, Centro e Loty.
REDE NACIONAL DE OUVIDORIAS
A Ouvidoria-Geral de Itanhaém desde 2019 faz parte da Rede Nacional de Ouvidorias, um fórum de integração entre as unidades de ouvidoria de todo o país. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU), do Governo Federal.
Ao aderir a Rede Nacional de Ouvidorias, a unidade passa a fazer parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort), cujo objetivo é apoiar os membros na integração das atividades de ouvidoria, aperfeiçoamento da gestão de processos, uso de novas tecnologias e soluções inovadoras, intercâmbio de informações e de experiências e capacitação de agentes públicos.
PRESENCIAL
Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
OUVIDORIA ON-LINE
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E-SIC
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SIC
Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.