Instituto Gremar e Prefeitura de Peruíbe inauguram Ecoponto nesta sexta (4/2), no Boulevard do Guaraú

Ecoponto do projeto “Pesca e Recicla” vai possibilitar a entrega voluntária  de petrechos de pesca no Boulevard do Guaraú, em Peruíbe (SP)

O Instituto Gremar e a Prefeitura Municipal de Peruíbe, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, inauguram nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, às 10h, um Ecoponto para entrega voluntária de petrechos de pesca. O local escolhido para receber o equipamento é o Boulevard do Guaraú (R. Eng. Frederico During Filho), no Balneário Garça Vermelha.

Com esta inauguração, oito municípios do litoral paulista passam a contar com a iniciativa ambiental, parte do Projeto “Pesca e Recicla”, que avança em uma importante questão de conservação da vida marinha e seus ecossistemas: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Os petrechos de pesca (redes, linhas, anzóis e armações) quando perdidos, abandonados ou descartados no mar, são hoje uma das maiores ameaças à vida marinha.

Estudos recentes indicam que 640 mil toneladas de petrechos são perdidas no mar, entre peças de origem industrial, artesanal ou amadora. Por meio de interação ou ingeridos, eles podem ferir, mutilar e até levar a óbito centenas de milhares de animais de diferentes grupos como mamíferos, aves e répteis.

A proposta da instalação do Ecoponto visa impactar diretamente este cenário, buscando a conscientização por meio da interação direta com pescadores amadores, profissionais e turistas que visitam o local.

Para tanto, serão instalados coletores com sistema de segurança e placas sinalizadoras de identificação, autoexplicativas. Cada uma trará informações para identificação da fauna local, os efeitos negativos causados pelo descarte incorreto dos petrechos; as medidas mitigadoras cabíveis em caso de captura acidental; e informações educativas sobre o descarte correto dos petrechos de pesca já utilizados.

Os petrechos recolhidos no Ecoponto seguem para o Gremar, onde passam por triagem e serão armazenados em local adequado.  Em seguida, a ação envolve cooperativas de catadores de lixo, para que esses itens sejam reciclados e transformados em novos produtos e materiais.

“O aumento da interação dos animais marinhos com petrechos de pesca é observado diariamente em nosso trabalho. Temos buscado em todos os municípios do litoral paulista pontos estratégicos para dar continuidade a esta ação e é muito importante estarmos agora também em Peruíbe”, comenta Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar.

Relacionados