Guarujá tem maior índice de ocupação  dos leitos de UTI Covid  80%; Santos e São Vicente na sequência com 60%

Levantamento feito com as prefeituras da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, sobre a ocupação dos leitos Covid-19 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. Atualmente, dentre as cidades que divulgaram os dados, Guarujá tem o maior índice de ocupação de leitos de UTI, com 80%, seguida de São Vicente, com 75%, e Santos, que registra 65% dos leitos ocupados.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que, atualmente, o município disponibiliza 40 leitos para Covid-19, sendo 25 de enfermaria e 15 de UTI. Na última quinta-feira (27), a ocupação de leitos de enfermaria era de 14 pessoas, o que corresponde a 56% do total. O percentual de ocupação dos leitos de UTI é de 80%, com 12 pessoas internadas.

A prefeitura informa que analisa diariamente a evolução dos casos para definir se haverá alguma alteração na oferta de leitos, e que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não foi notificada sobre a oferta de mais leitos pelo Governo do Estado.

São Vicente

Segundo o último boletim divulgado pelo município, na ala Covid, que funciona dentro do Hospital São José, 21 pacientes estão internados. Ao todo, 15 leitos de enfermaria estão ocupados (das 16 vagas disponíveis), o que representa 93% da capacidade. Nos leitos de UTI, seis pacientes estão internados (de um total de oito vagas disponíveis), o que representa 75% da capacidade.

Santos

De acordo com o último boletim da cidade, de quinta-feira, há 163 leitos de enfermaria e 125 leitos de UTI ofertados em Santos (redes pública e particular).

Segundo a prefeitura, o número de leitos disponíveis varia diariamente, pois a rede particular fecha e abre leitos conforme a necessidade. Mas, conforme o último levantamento, eram 125 pacientes internados nos leitos de enfermaria (77% de ocupação) e 75 internados em UTI (65% de ocupação).

Na rede municipal, os leitos Covid encontram-se no Complexo Hospitalar dos Estivadores e no Hospital Beneficência Portuguesa. Da rede estadual, há leitos no Hospital Guilherme Álvaro. Todos os hospitais particulares de Santos também têm leitos voltados ao tratamento da doença.

Bertioga

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informa que possui 13 leitos. Desses, oito são de enfermaria e cinco de UTI. No momento, há cinco pacientes com Covid-19 em leitos de enfermaria, o que equivale a 62,5% de ocupação. Não há pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI. Os leitos estão instalados no Hospital de Bertioga.

Mongaguá

Segundo dados do último boletim disponibilizado, Mongaguá tem nove pacientes em leito de enfermaria na UPA, onde o município conta com 22 leitos, o que equivale a 36% de ocupação. Não há nenhum paciente em leito de UTI nos hospitais de referência da região.

Peruíbe

A Secretaria Municipal de Saúde informa que mantém seis leitos de suporte ventilatório, e tem seis leitos de enfermaria reversíveis para Covid, se houver necessidade. Destes 12, atualmente há quatro ocupados, o equivalente a 33% de ocupação. Todos eles se encontram na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

Não há leitos de UTI no município. Os casos que necessitam do procedimento são transferidos ao Hospital Regional Jorge Rossmann, do Governo do Estado, ou para outros hospitais da região, que têm leitos destinados para a cidade, conforme a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) estadual.

Cubatão

A prefeitura informou que há cinco leitos de UTI ocupados, e a mesma quantia de ocupação dos leitos de enfermaria, o que equivale a 62,50% de ocupação.

Relacionados