Prefeitura e Gremar recolhem 161 kg de resíduos em mutirão de limpeza na praia

No último sábado (6), a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Gremar realizou um mutirão de limpeza na Praia do Centro, uma das mais frequentadas do município. Em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga, foram coletados 8672 itens, totalizando 161 quilos de resíduos.

Os resíduos encontrados em maior quantidade foram os de embalagens e plásticos diversos (52,7%) e bitucas de cigarro (30,4%). A quantidade restante dividiu-se entre isopor, madeira, vidro, metal, petrechos de pesca e itens de higiene pessoal e hospitalar.

Os resultados da triagem e da análise serão disponibilizados aos órgãos competentes para que políticas públicas ambientais possam ser aprimoradas. A ação contou com a participação de cerca de 110 voluntários, incluindo grupos locais como Conviver, Viver Bem, Camp, Rotary Club, ETEC, além de munícipes e turistas.

O evento, que contou ainda com o apoio da Secretaria de Trânsito e Segurança, e comércio local, adotou todas as medidas de segurança contra a COVID-19, como o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool gel e distância segura entre os participantes.

Para reforçar o impacto da atividade neste sentido, a tenda de educação ambiental do Instituto Gremar foi montada no local, com exposição de parte do acervo da instituição. “O melhor caminho para alcançarmos resultados significativos na resolução das questões ambientais é através da conscientização, educação ambiental e ações como essa, que contribuem e muito para impactarmos o comportamento das pessoas no que se refere ao consumo e ao descarte de resíduos”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

“O descarte incorreto de resíduos sólidos é um dos maiores causadores de impactos ambientais e gera consequências na vida animal e humana. Ações de limpeza de praia como essa não só proporcionam a retirada desses materiais de forma mais ágil, como exercem importante papel de conscientização quanto aos cuidados com o lixo e hábitos de consumo exagerado”, explicou a bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar, Rosane Farah.

INSTITUTO GREMAR

A base do Instituto Gremar em Itanhaém tem como objetivo reabilitar e reintroduzir animais silvestres à natureza. Para isso, possui toda estrutura necessária para que os animais recebam o melhor tratamento possível durante o processo de reabilitação, além de contar com uma equipe preparada e capacitada para o atendimento.  Desde o início de agosto, 146 animais foram resgatados e 49 seguem em reabilitação, em sua maioria filhotes.

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e parcerias da Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal para os resgates. Caso um animal silvestre seja avistado, o acionamento pode ser feito pelos telefones (11) 3426-8168 ou (11) 99711-4120.

Relacionados