Itanhaém e Mongaguá já decidiram realizar a queima de fogos no Réveillon

As cidades de Mongaguá e Itanhaém, no litoral de São Paulo, anunciaram nesta quinta-feira (4) que vão realizar a tradicional queima de fogos no Réveillon de 2021. Peruíbe e Cubatão ainda seguem estudando a possibilidade. Já as demais cidades da Baixada Santista decidiram que não irão realizar a atração.

A decisão das cidades aconteceu após os prefeitos das nove cidades da Baixada decidirem tomar medidas individuais sobre restrições nas festas de fim de ano e na temporada de verão.

No dia 26 de outubro, uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) já havia definido que as praias da região ficarão liberadas para o acesso de turistas e moradores durante o Réveillon.

A Prefeitura de Itanhaém esclareceu que será realizada a queima de fogos em um local único na cidade, que será divulgado pelos canais oficiais da administração. Na ocasião, não haverá apresentações musicais, com a finalidade de evitar aglomerações. O efetivo policial será reforçado por meio da Operação Verão, em parceria com o Governo do Estado.

Já a Prefeitura de Mongaguá reforçou que todos os prefeitos da Baixada Santista pedirão ao Estado mais policiamento e condições de trabalho aos profissionais das Polícias Civil e Militar. Desta forma, será possível realizar a tradicional queima de fogos e shows ao ar livre abertos para a população.

A cidade estuda a possibilidade de terceirizar os shows ou fazer eventos menores, valorizando os artistas da cidade. Alguns eventos, como a Parada de Natal, já estão programados. Porém, as medidas serão debatidas mês a mês, segundo a prefeitura.

A Prefeitura de Peruíbe informou que a contratação da queima de fogos está quase finalizada e que tudo será deixado pronto para realizar o evento, porém, os números da pandemia seguirão sendo monitorados até 15 de dezembro, quando a decisão será tomada definitivamente. A prefeitura esclarece que a cidade terá shows gratuitos durante a temporada de verão com artistas locais.

Já a Prefeitura de Cubatão esclareceu que ainda não há definição. A Secretaria Municipal de Cultura disse que há previsão para realização de evento natalino com instalação de iluminação e chegada do papai Noel. Porém, não há datas definidas para os eventos, já que é necessário, mais à frente, avaliar as condições sanitárias do município sobre a pandemia.

Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Bertioga já anunciaram que não farão queima de fogos, para evitar aglomerações na faixa de areia das cidades. Cada município ficará responsável pela realização ou não de eventos durante a temporada de verão e os protocolos de segurança a serem seguidos.

Relacionados