ESPORTE – Tradicional celeiro do surf, Itanhaém recebeu além dos surfistas do litoral paulista, atletas de outros estados como Ceará, Bahia e Rio de Janeiro
No último final de semana (09 e 10), a praia do Centro foi palco da 1º etapa do Circuito Itanhaense de Surf. E não faltou água: além das ondas, é claro, a chuva e o vento marcaram presença na competição, que exigiu muito preparo físico por parte dos competidores, mas nada que tenha atrapalhado o andamento das baterias. Tradicional celeiro do surf, Itanhaém recebeu além dos surfistas do litoral paulista, atletas de outros estados como Ceará, Bahia e Rio de Janeiro.
Na principal categoria (open), quem levou a melhor foi Luan Carvalho de Praia Grande, que em uma final disputada conseguiu boas ondas e sagrou-se campeão. Em segundo lugar, ficou o atleta do Ceará, Jannifer de Souza, que com um surf veloz deu trabalho para o campeão. O itanhaense Gustavo Ribeiro ficou com o terceiro lugar, e Issac Pereira, também de Itanhaém, finalizou em quarto.
A cidade de Mongaguá foi muito bem representada pelo surfista Tierre Alves, que com um surf polido e boas manobras faturou as categorias sub 16, sub 18 e ainda pegou a melhor onda do campeonato, com a nota 9.33. No feminino Open, mais uma vez Mongaguá conquistou o lugar mais alto do pódio com Luany Ribeirinho e Gaby Muntaner de Santos ficando com o vice-campeonato. O terceiro lugar ficou com Kailany Souza, de Santos, e em quarto, Duda Rodrigues do Guarujá. O destaque ficou por conta do atleta de Praia Grande, Vini Palma que faturou as categorias, sub 10, sub 12 e sub 14.
Na Gran Master, o itanhaense Jaime Pereira, fez as honras da casa e levantou a torcida na final, sendo campeão da etapa. O segundo lugar ficou com o também atleta de Itanhaém, Ricardo Dias, e em terceiro, Anderson Robert, de Praia Grande. O quarto lugar ficou para o experiente competidor Akio Saito, de Itanhaém.
Com uma final composta por atletas locais, na categoria longboard, Jonas Lima não deu chances para seus adversários e ganhou a categoria com tranquilidade. Marcelino da Conceição ficou com o segundo lugar, seguindo de Carlos Fernandes, e Jair Watanabe na quarta colocação.
A próxima e decisiva etapa já está agendada para os dias 18 e 19 de dezembro, e o local da competição deverá ser escolhido, entre a Praia dos Pescadores ou Cibratel. O evento é uma realização da Associação de Surf de Itanhaém (ASI) com o apoio da Prefeitura Municipal, e conta com a supervisão da Federação de Surf do Estado de São Paulo. A competição ofereceu aos atletas premiados pontuação junto ao ranking paulista, bem como para a “Copa Litoral Sul”.
Confira os quatro primeiros de cada categoria:
OPEN:
1º Luan Carvalho – Praia Grande
2º Jannifer de Souza – Ceará
3º Gustavo Ribeiro – Itanhaém
4 º Isaac Pareira – Itanhaém
SUB 18:
1º Tierres Alves – Mongaguá
2º Guilherme Lemos – Ceará
3º Hugo Amparo – Bertioga
4º Noa Danucalov – Santos
SUB 16:
1º Tierres Alves – Mongaguá
2º Kauã Campos – São Sebastião
3º Pedro Henrique – Peruibe
4º Everton Freitas – Guarujá
SUB 14
1º Vini Palma – Praia Grande
2º Caio Okamoto – Bertioga
3º Pedro Henrique – Peruibe
4º Bruno Costa – Itanhaém
SUB 12
1º Vini Palma – Praia Grande
2º Bryan Almeida – Guarujá
3º Caio Campanela – São Sebastião
4º Ravy Haddad – Itanhaém
SUB 10
1º Vini Palma – Praia Grande
2º Cauã Diniz – Rio de Janeiro
3º Gael Della Bella – Itanhaém
4º Tom Toledo – Rio de Janeiro
FEMININO OPEN
1º Luany Ribeirinho – Mongaguá
2º Gaby Muntaner – Santos
3º Kaylane Souza – Santos
4º Duda Rodrigues – Guarujá
LONGBOARD
1º Jonas Lima – Itanhaém,
2º Marcelino Conceição – Itanhaém
3º Carlos Fernandes – Itanhaém
4º Jair Watanabe – Itanhaém
Gran Master
1º Jaime Pereira – Itanhaém,
2º Ricardo Dias – Itanhaém
3º Anderson Robert – Praia Grande
4º Akio Saito – Itanhaém