Prefeitura anuncia 1.000 novas câmeras e locação de viaturas para a Polícia Militar

INVESTIMENTOS – O anúncio foi feito durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) nesta sexta-feira (8) no Paço Municipal

A Administração Municipal realizou nesta sexta-feira (8) reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro foi presidido pelo prefeito Tiago Cervantes com a presença do presidente da Câmara Municipal, Silvio Oliveira, do secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, do delegado da DIG, Dr. Ângelo Mathias, do comando da Polícia Rodoviária, da Guarda Civil Municipal e representantes da sociedade civil organizada. Cervantes anunciou investimentos da Administração Municipal na área da segurança pública.

Dentre os anúncios, a aquisição de 1.000 câmeras de segurança que serão instaladas em todos os prédios públicos municipais e em cinco praças da cidade (Narciso de Andrade e Bendito Calixto no centro, Ângelo Guerra no Belas Artes, Suarão e Gaivota). A Prefeitura está concluindo a elaboração do edital para iniciar o processo licitatório.

Nas entradas da cidade (divisas com Mongaguá e Peruíbe), o prefeito anunciou a instalação de 12 câmeras de monitoramento do modelo OCR, que permite analisar imagens instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades, como carros roubados e placas clonadas.

Outra medida anunciada é o compartilhamento de imagens do sistema de monitoramento por câmeras da Prefeitura com a Polícia Militar.

O prefeito autorizou ainda, a abertura de licitação para a locação de dois veículos pela Prefeitura que serão cedidos à Polícia Militar. Os automóveis receberão caracterização de viaturas da PM e serão utilizados para reforçar o patrulhamento ostensivo nos bairros da cidade.

 “São investimentos da Prefeitura em segurança pública que se somam a outros em apoio ao Estado, como locação e manutenção de delegacias, batalhão e distritos, a Operação Verão, entre outros subsídios. Também estamos ampliando o efetivo da Guarda Civil Municipal e reforçando a frota de viaturas para aumentar a presença física da nossa corporação nas ruas, apoiando as forças policiais e levando mais proteção e bem-estar à população”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Entre outros investimentos, o prefeito citou o início da segunda fase de obras de reforma da Base Comunitária da Polícia Militar no Gaivota, e a cessão de espaço público para ampliação da sede do 29º Batalhão da PM na Cesp.

O delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Dr. Ângelo Mathias, atualizou informações sobre as investigações das ocorrências dos roubos seguidos de mortes na cidade.

OPERAÇÃO VERÃO – Nos próximos encontros os membros do GGIM discutirão o planejamento estratégico da temporada de verão 21/22. O secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, anunciou que Itanhaém receberá um efetivo de 170 policiais militares, com jornada de trabalho de 12hx36, e mais 18 bombeiros.

A Operação Verão acontecerá em duas fases: a primeira, de 22 de Dezembro a 31 de janeiro com 170 policiais; e a segunda, de 01 de fevereiro a 07 de março, com 50 policiais.

Participaram do encontro: os secretários Rogélio Salceda (Desenvolvimento Econômco); Luciano Netto (Comunicação); Rodrigo Zanella (Turismo); Guacira Barbi (Saúde); comandante Antônio Carlos da Silva (GCM); o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Faria; presidente do CONSEG, Kristian Klein; 1º Tenente PM Driely Gomes Damaceno, da Polícia Rodoviária; e ainda o 1º Ten PM Rafael Oliveira Zveigelt e o Cap PM Eric Gazola Siviero Valle do GBMAR. Além de representantes das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e SAMU.

Relacionados