Centenas de águas-vivas são encontradas mortas em Itanhaém litoral de SP

Centenas de águas vivas foram encontradas mortas em praias de Itanhaém, no litoral de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (1). Os animais são da espécie Lychnorhiza lucerna e, de acordo com biólogas, encalhes como este podem estar associados à pesca de arrasto.

Logo após avistar a cena, um morador entrou em contato com o Instituto Biopesca, que realiza o resgate e tratamento de animais marinhos. O Instituto identificou que os animais são da espécie Lychnorhiza lucerna, que é abundante na costa brasileira.

De acordo com as biólogas Gemany Rosa e Gabriela Silva, do Instituto Biopesca, esses encalhes não são incomuns. Gemany explica que a mudança de estação, de inverno para primavera, aumenta a temperatura da água do mar e, assim, há condições mais favoráveis para abundância de alimentos para as águas-vivas. Por isso, elas se aproximam da costa para se alimentar.

Ainda segundo a bióloga Gemany Rosa, os encalhes podem estar associados à pesca de arrasto, que captura espécies de animais que não são o alvo da pescaria, a exemplo das águas-vivas. Elas são descartadas no mar e trazidas para as praias pelas correntes marítimas.

Relacionados