Prefeitura realiza programação especial em comemoração ao dia do idoso

SOCIAL – O evento acontece no Centro de Convenções Miguel Reale, nesta sexta (1), a partir das 8h30. As ações comemorativas prosseguem durante todo o mês de outubro

Em comemoração ao Dia do Idoso, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social preparou uma programação especial para as terceiras idades do Município, nesta sexta-feira (1). Para celebrar, será realizado um evento que contará com atividades recreativas, a partir das 8h30, no Centro de Convenções Miguel Reale, localizado na Rua Sebastião das Dores, 29, Praia dos Pescadores.

As terceiras idades do Município como Conviver, Viver Bem, Gaivota e Loty participarão de uma diversificada e divertida programação. As atividades variam entre zumba, power mix, aeróbica, apresentações de dança cigana e de rua. Também será oferecido um espaço dedicado à beleza e relaxamento com a presença de cabeleireiros profissionais, maquiadores e massagistas. Na ocasião serão distribuídos brindes, e ainda um grande bolo será oferecido aos participantes.

É importante lembrar, que as ações comemorativas prosseguem durante todo o mês de outubro. Diversas atividades serão desenvolvidas, como treinamento funcional na praia e palestras com temas variados relacionados à saúde e qualidade de vida.

DATA

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.

A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

Relacionados