Dia do Turismo: Itanhaém aposta no setor para a retomada econômica

TEMPORADA – Estão sendo realizadas diversas ações com o objetivo de potencializar os atrativos turísticos e impulsionar os setores hoteleiros e de serviços

Dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo. Em Itanhaém, o setor representa um importante gerador de renda e economia, sendo a temporada de verão que se aproxima a grande aposta da cidade para a retomada econômica, após os desafios impostos pela pandemia.

A Prefeitura de Itanhaém tem realizado diversas ações com o objetivo de potencializar os atrativos turísticos e impulsionar os setores hoteleiros e de serviços. Prova disso são as atuações de manutenção e melhorias nos equipamentos turísticos da cidade que visam à valorização do turismo local.

O Portal Turístico já está recebendo manutenção, que deve ser concluída nos próximos dias. A Passarela de Anchieta e o Posto de Informações Turísticas (PIT), na Praia da Gruta, já foram reabertos à visitação após as intervenções.

“O turismo enfrentou grandes dificuldades com a pandemia. Com o avanço da vacinação e a volta das atividades comerciais, a meta agora é investir em ações turísticas que contribuam com a recuperação do setor, que é essencial para a economia da nossa cidade”, destacou o prefeito Tiago Cervantes.

Ainda como forma de incentivo, a Secretaria de Turismo criou a campanha de marketing digital “Visite Itanhaém”.  A estratégia baseia-se em publicações nas redes sociais por meio de fotos, vídeos e textos, de forma periódica e ininterrupta, onde os diversos eixos de fomentação do turismo são divulgados além do destino Itanhaém.

Para o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella, a segunda cidade mais antiga do Brasil é um destino de grande potencialidade de exploração. “Queremos mostrar que Itanhaém está muito além das praias, dando maior valor aos roteiros que estão em pleno desenvolvimento no município, como o turismo cultural, gastronômico, ambiental e náutico”, explicou.

Outro ponto importante é a qualificação de trabalhadores do segmento de alimentação que atuam em áreas públicas, como ambulantes, permissionários de quiosques e comerciantes. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza palestras de capacitação profissional destinado aos profissionais já cadastrados no departamento de Comércio. Os encontros abordam conteúdos de empreendedorismo, boas práticas para os serviços de alimentação, higiene, pontos turísticos da cidade, combate ao lixo nas praias e legislação.

Para a vendedora de açaí na praia, Vilma Fuzeto, a capacitação ajuda no trabalho do vendedor. “Trabalho vendendo açaí nas praias do Gaivota, há 4 anos. Essa preparação nos auxilia com relação a demarcação dos nossos espaços, mas principalmente ensina como nós devemos atender o público da melhor forma possível. Com a minha licença certinha, sei dos meus direitos e deveres, isso traz mais segurança para o dia a dia do meu trabalho”, afirmou.

“Com as palestras buscamos oferecer qualificação, para que os profissionais possam cada vez mais melhorar a qualidade do atendimento a moradores e turistas, aumentando consequentemente suas vendas. Estamos ansiosos e esperançosos que a temporada de verão, que se aproxima, irá alavancar a economia local, depois dos difíceis momentos de pandemia. A Administração Municipal está de portas abertas para auxiliá-los no que for possível”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogélio Salceda.

Relacionados