Após Soltura, prefeito de Guarujá alega que provará sua inocência.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, emitiu uma nota oficial no domingo (19), após sair do presídio, alegando que provará a inocência. O chefe do Executivo e o secretário de Educação, Marcelo Nicolau, foram presos durante a ‘Operação Nácar’, da Polícia Federal, que apura um esquema de desvio de dinheiro na rede pública de saúde. Entretanto, ambos foram soltos na tarde de sábado (18), após a Justiça Federal conceder liberdade provisória.

“Sigo mais forte e determinado, como nunca antes, para provar minha inocência e fazer ainda mais por Guarujá e Vicente de Carvalho”, disse o prefeito na nota oficial emitida.

Suman permanece atuando como prefeito da cidade, como anunciado pela administração municipal, e reiterou a informação na nota emitida. “Os últimos acontecimentos não vão interromper, de maneira nenhuma, o progresso de Guarujá em todas as áreas”, diz.

No texto, o prefeito descreve a situação como um ‘terremoto sem precedentes’ e alega que não deseja a ninguém o ‘incomensurável sofrimento’ pelo qual tem passado nos últimos dias. Ele ainda fala sobre os avanços da cidade nos últimos anos e do nível de aprovação que teve por moradores nos últimos anos.

O chefe do Executivo e o secretário foram presos na última quarta-feira (15), enquanto policiais federais deflagravam a ação. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal apuram os crimes de corrupção ativa e passiva, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Dois dias depois da prisão, a Justiça federal concedeu a liberdade provisória. A decisão, da noite de sexta-feira (17), afirma que a privação de liberdade é excessiva e que ambos serão soltos por não apresentarem risco de fuga. Por volta de 17h de sábado, o prefeito e o secretário saíram da Penitenciária.

Para que eles continuem em liberdade provisória, algumas medidas devem ser cumpridas, como o comparecimento a cada dois meses em juízo, para informar e justificar suas atividades e a todos os atos para os quais forem convocados no curso das investigações. Eles estão proibidos de se falarem e se ausentarem do Estado de São Paulo por mais de 5 dias, sem autorização da Justiça, e o passaporte de ambos deve ser entregue em 24 horas a partir do cumprimento da soltura.

Nota oficial do prefeito Válter Suman

“Agradeço primeiramente a Deus, e também aos meus advogados, que, neste momento, foram cruciais para restabelecer os fatos e me permitir seguir na minha missão, no cargo para o qual fui democraticamente eleito, à frente do Executivo de Guarujá.

Agora, sigo mais forte e determinado, como nunca antes, para provar minha inocência e fazer ainda mais por Guarujá e Vicente de Carvalho, seguindo a toada de completa transformação da Cidade, após anos de abandono. Esse verdadeiro terremoto sem precedentes, criado para tentar colocar em xeque a minha idoneidade, construída ao longo de décadas de trabalho árduo e sempre reconhecido por todos, irá se dissipar e virá à tona a certeza da minha inocência, que já está sendo provada, com a ajuda da competente equipe de advogados que me assiste.

Os últimos acontecimentos não vão interromper, de maneira nenhuma, o progresso de Guarujá em todas as áreas, que salta aos olhos graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura nos últimos anos. Problemas históricos e grandes chagas sociais que sempre foram ignorados passaram a ser encarados de frente, com propostas exequíveis e, principalmente, ação, suor, fruto de muito trabalho.

Assim é com a maior produção habitacional em quase 20 anos, tirando quase mil famílias de áreas insalubres e que ofereciam risco de vida. E também com a regularização fundiária de quase três mil moradias.

Pela primeira vez, Guarujá passou a cumprir o preconizado pela Organização Mundial de Saúde em relação à oferta de leitos de UTI por habitante e também vencem desafios que comprometem seu planejamento e que pareciam incontroláveis, como a gravidez na adolescência, reduzida na casa dos 40%.

Pelos quatro cantos da Cidade, os cidadãos de Guarujá encontram obras, produto de muito planejamento e investimento pesado em infraestrutura urbana, que já resultaram na pavimentação de mais de 100 quilômetros de vias, e em intervenções para o combate às enchentes, problema antigo e sempre negligenciado pelos antigos gestores municipais.

Na iluminação pública, antes completamente abandonada, a cidade renasceu, com a instalação de mais de 18 mil pontos de iluminação em LED. Todo esse progresso é reconhecido por moradores e turistas e ajudou a Cidade a florescer não só na mente, mas no coração das pessoas. E para garantir que todas essas vitórias sejam não só concretizadas, mas avancem cada vez mais, mantenho a minha caminhada de cabeça erguida e crente na Justiça de Deus e dos homens.

A Prefeitura permanece no mesmo ritmo de trabalho e com um corpo técnico composto por servidores municipais e gestores altamente preparados e motivados para garantir e ampliar, cada vez mais, esse amplo conjunto de conquistas que elevaram Guarujá a um patamar como há muito não se via e que não será abalado por esse verdadeiro terremoto que atingiu a Cidade. Confio, também, na força e na independência do Legislativo Municipal, que sabe a dimensão desse legado e tem grande participação e responsabilidade nos avanços conquistados até aqui.

Não desejo a ninguém o incomensurável sofrimento pelo qual tenho passado nos últimos dias, mas também tenho consciência de que ser o agente político que fez história ao conquistar o maior número de votos numa única eleição em Guarujá, uma cidade com amplo histórico de grandes efervescências no campo político, que já terminaram inclusive em assassinatos, me tornaria alvo de ações covardes como a que estão tentando imputar a mim.

Se Deus me colocou à frente da Cidade mesmo diante desse cenário, é porque confia que eu tenha competência e fibra para seguir trabalhando e transformando a vida das pessoas. E eu seguirei firme e mais preparado do que nunca para seguir nesse propósito”

Operação Nácar

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Guarujá, São Bernardo do Campo, São Paulo e Nova Iguaçu (RJ). Participaram da deflagração 125 policiais federais e 6 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU). Dentre as medidas determinadas pela Justiça Federal, estão o bloqueio de R$ 7.058.766,17 de bens e valores de envolvidos.

Na quarta-feira (15), durante a operação, agentes da Polícia Federal, por volta das 6h, chegaram ao Paço Municipal de Guarujá, localizado na Avenida Santos Dumont, 800, na Vila Santo Antônio. Eles se dirigiram ao local para cumprir mandados de busca e apreensão e também foram ao prédio onde ficam as secretarias municipais.

Segundo informações, em Guarujá uma quantia em dinheiro, dois carros e uma motocicleta foram apreendidos pela Polícia Federal. Os agentes também estiveram em um prédio de luxo localizado na rua Carolino Rodrigues, no Boqueirão, em Santos.

A Prefeitura de Guarujá confirmou, em nota, que os agentes da Polícia Federal estiveram nos paços municipais e tiveram acesso a documentos e processos. Os policiais também foram nos imóveis do prefeito e do secretário de Educação. Ambos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Santos e foram presos.

Na quinta-feira (16), os dois foram conduzidos pela própria PF para audiência de custódia no Fórum Federal de Santos. Na ocasião, ambos retornaram para a Penitenciária I de São Vicente. Suman e Nicolau responderão às investigações.

A Polícia Federal afirma que os investigados podem responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, se somadas, podem variar de 12 a 46 anos.

Relacionados