Tartaruga ameaçada de extinção de quase 2 metros e 200 kg é achada morta em praia do litoral de SP

Tartaruga-de-couro encontrada morta não é a mesma que fez três desovas em Itanhaém entre fevereiro e março deste ano, adiantou o Instituto Biopesca.

Uma tartaruga-de-couro foi encontrada sem vida na faixa de areia de uma praia de Itanhaém, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (10). A equipe do Instituto Biopesca fará a necropsia do animal para investigar a causa da morte.

Conforme divulgado pelo instituto, a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) tinha 1,92 metro de comprimento e pesava 226 kg. Ela foi encontrada morta durante a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A carcaça do animal encalhou na praia do bairro Satélite.

Ela foi recolhida com o apoio da Prefeitura de Itanhaém e encaminhada para a sede do Biopesca, em Praia Grande, onde será realizada a necropsia que definirá as causas da morte. A espécie consta como vulnerável à extinção, e um dos fatores é a pesca de arrasto, que favorece a mortalidade desses animais, sem contar a presença de lixo nos oceanos, que a tartaruga confunde com alimento, afirma o instituto.

Ainda segundo o Biopesca, a tartaruga encontrada morta não é a mesma que fez três desovas em Itanhaém entre fevereiro e março deste ano. O reconhecimento é possível porque a fêmea que fez as desovas foi anilhada na ocasião da primeira postura, em 19 de fevereiro. O animal encontrado já sem vida nesta quinta não apresentava a anilha.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, os moradores devem entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Relacionados