Barreiras sanitárias e outras medidas são adotadas para evitar a entrada de turistas no litoral de SP no feriado de Corpus Christis

Cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, implantaram barreiras sanitárias e outras medidas para controlar a entrada de turistas na região durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (3) e segue até domingo (6). As medidas visam evitar o avanço da transmissão da Covid-19 na região.

Em Santos, a barreira sanitária foi montada na entrada da Cidade, no bairro Saboó, e funcionará de quinta-feira até sábado, das 3h às 15h, e no domingo (4), das 3h às 11h. A ação é feita pela Guarda Municipal, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o apoio da Polícia Militar.

O objetivo da barreira é frear a vinda de pessoas de fora da região, impedindo a entrada de vans, micro-ônibus e ônibus de turismo. Os veículos de passeio receberão orientação e os ocupantes terão suas temperaturas aferidas.

Praia Grande começou a realizar barreiras de orientação e verificação na Avenida Ayrton Senna, entrada da cidade, nesta quarta-feira (2) e a ação segue até domingo. O objetivo é conscientizar os motoristas de outras cidades sobre a importância de retornarem para a cidade de origem e cumprirem este período de medidas restritivas em suas residências. Os bloqueios priorizam a passagem de ônibus municipais e intermunicipais, táxis e veículos de carga.

Mongaguá também realiza barreiras sanitárias na entrada da cidade e na Estrada da Fazenda. A ação começa nesta quinta-feira e, segundo a prefeitura, tem como objetivo orientar os turistas.

Em São Vicente, entre quinta e sábado, uma força-tarefa percorrerá a cidade para coibir aglomerações entre 12h e 18h e das 21h às 3h do dia seguinte. Haverá aplicação de multas para os locais reincidentes em promover festas, ou seja, locais que já foram notificados em fiscalizações anteriores.

Os dois píeres, do Gonzaguinha e da Praia dos Milionários, serão isolados com gradis, bem como o mirante na Ilha Porchat para impedir o acesso de visitantes. As praias não serão fechadas, mas estão liberadas apenas para atividades físicas individuais.

A Prefeitura de Guarujá realizará pedágio educativo com distribuição de máscaras no feriado prolongado de Corpus Christi. A iniciativa acontece nas principais entradas da Cidade (final da Rodovia Cônego Domenico Rangoni e no cruzamento das avenidas Dom Pedro I e da Saudade, na Enseada) e visa conscientizar a população quanto à manutenção dos cuidados para evitar a disseminação da covid-19. Faixas com mensagens de alerta e sobre a importância do uso de máscaras serão apresentadas nos semáforos.

Relacionados