Prefeitura de Itanhaém libera ambulantes nas praias, acesso à faixa de areia e prática de esportes na cidade

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, liberou nesta sexta-feira (28) o acesso à faixa de areia das praias do município, sem restrições, e autorizou a prática de atividades físicas e esportivas individuais e coletivas sem contato físico. Além disso, foi permitida a retomada do comércio ambulante nas praias da cidade.

De acordo com a administração municipal, o acesso às praias é permitido com o uso obrigatório de máscara de proteção facial antes e depois do banho de mar, e a população deve evitar aglomerações, mantendo o distanciamento mínimo de 1,50 metro em relação a outras pessoas.

Segundo divulgado pela prefeitura, também foi liberado que os comerciantes ambulantes retomem suas atividades, seguindo medidas de restrição.

Veja as regras aos ambulantes abaixo:

Uso obrigatório de máscara de proteção facial e luvas descartáveis;

Disponibilizar álcool em gel 70º para uso próprio e dos consumidores;

Uso obrigatório de embalagens, copos, pratos e talheres descartáveis;

Efetuar a higienização do carrinho após o atendimento a cada consumidor;

Cumprir os protocolos sanitários geral e setorial específico, constantes dos Anexos II e III do Decreto nº 3.940, de 10 de junho de 2020, no que couber.

O Anexo II do Decreto 3.940 determina que seja disponibilizado álcool em gel para utilização dos clientes, frequentadores e/ou consumidores, em recipientes localizados em local visível, identificado e de fácil acesso, preferencialmente próximo à entrada e saída dos estabelecimentos. Já o Anexo III define que é obrigatório disponibilizar máscaras, luvas, álcool em gel e outros equipamentos de proteção individual para as equipes de limpeza e demais funcionários, de acordo com a atividade exercida.

Esportes

A Prefeitura de Itanhaém também autorizou a retomada gradual das atividades físicas e esportivas das modalidades individuais e coletivas, para fins de treinamento, nos equipamentos esportivos públicos do município.

Segundo determinado pela administração municipal, a prática das atividades deverá respeitar todos os cuidados de distanciamento, higienização e utilização de máscaras, evitando aglomerações dentro e fora dos espaços esportivos. (Veja abaixo)

Além disso, os treinamentos também deverão cumprir os protocolos setoriais específicos de cada modalidade esportiva e as diretrizes das entidades nacionais de administração do esporte, de acordo com as medidas de prevenção à Covid-19 definidas pela Organização Mundial de Saúde e pelas autoridades de saúde e sanitárias estaduais.

Confira abaixo as regras para a prática de esportes:

Distanciamento social

Limitar a ocupação simultânea do equipamento esportivo a 30% (trinta por cento) da sua capacidade;

Manter a distância mínima de 2m entre as pessoas;

Realização de atividades, aulas ou práticas exclusivamente individuais, sem interação ou contato direto entre participantes ou compartilhamento de equipamentos, aparelhos ou artigos esportivos.

Higiene pessoal

Todas as pessoas presentes no equipamento esportivo durante as sessões de treinamento devem fazer uso obrigatório de máscaras de proteção facial em tempo integral, com exceção dos alunos, que poderão retirar a máscara durante o treinamento;

Disponibilizar meios adequados para higienização das mãos, como água e sabão ou álcool em gel 70º na entrada, no interior e na saída do equipamento esportivo;

Os alunos devem higienizar as mãos ao chegar, evitar o contato físico com os colegas e novamente higienizar as mãos antes de ir embora, ao término do treino;

Cada aluno deverá levar sua própria toalha e garrafa de água para a sua hidratação, de uso individual, sendo vedado o uso compartilhado de objetos pessoais.

Limpeza e higienização de ambientes

Reforçar e intensificar as ações de limpeza e desinfecção do ambiente, dos equipamentos e das superfícies mais tocadas, garantindo que sejam higienizados ao menos três vezes ao dia;

Suspender a utilização dos chuveiros de vestiários, mantendo apenas os banheiros abertos.

Monitoramento das condições de saúde

Todos os alunos devem apresentar avaliação médica e autorização expressa para a prática de atividade física;

Medir com termômetro do tipo eletrônico à distancia a temperatura corporal de todas as pessoas na entrada, restringindo o acesso ao equipamento e orientando a buscar atendimento médico caso esteja acima de 37,5ºC;

Verificar o uso obrigatório de máscaras e impedir o acesso de quem não esteja com a proteção facial.

Relacionados