Itanhaém tem inscrições abertas para Curso de Libras gratuito

INCLUSÃO – Conteúdo das aulas tem como objetivo capacitar os alunos para a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Libras em Itanhaém. A ação é fruto da Caravana da Inclusão que passou pela cidade em 2019. As aulas, oferecidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, têm como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais.

O curso acontecerá no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), a partir do próximo dia 16, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, das 18 às 21 horas, com carga horária total de 40 horas.  O endereço é Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, Centro.

O curso é gratuito e voltado, preferencialmente, para funcionários públicos que trabalham no atendimento às pessoas com deficiência. Podendo participar, caso haja vagas, qualquer pessoa que estiver interessada no curso.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/BwLm8fhtEZCXZz9s5

Realizadas em parceria com uma das ações da Secretaria, o Centro de Tecnologia e Inovação – CTI, as aulas visam ampliar a autonomia do público que utiliza outras línguas para se comunicar, o conteúdo tem o objetivo de capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, a fim de incluir as pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para a comunicação.

Neste ano o curso já passou por cidades do interior paulista, como Registro e São José dos Campos, levando conhecimento a centenas de pessoas.

Importância

De acordo com dados do último Censo IBGE, no Estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Entre este grupo, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

A Libras não é uma linguagem, ela é uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Por não ser uma forma diferente de expressar a língua portuguesa, a Libras foi considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, Libras possui o mesmo status que o português.

Relacionados