Itanhaém é a 1ª na Baixada Santista no Programa Município VerdeAzul

TROFÉU FRANCO MONTORO – Reconhecimento do Estado é pela elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável

Nesta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Itanhaém recebeu o Troféu Franco Montoro pela liderança do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. A Cidade foi a primeira da Região Metropolitana da Baixada Santista com a pontuação 89,65 do total de 100 pontos, ficando em 30º lugar entre os 613 municípios participantes.

Ao todo, 92 cidades receberam certificação por notas também acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental em todas as regiões do estado do São Paulo. A lista completa com as notas das cidades certificadas e qualificadas está disponível neste link.

Itanhaém é a primeira Cidade do litoral paulista, contando Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte, no ranking de municípios certificados, ficando à frente de cidades como Santos (com 88,86 pontos), Praia Grande (86,36) e Bertioga (81,80). Desde 2011, foi certificada sete vezes, nos anos de 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017.

 RECONHECIMENTO

Para o prefeito Marco Aurélio Gomes, a conquista revela que Itanhaém tem investido em projetos que visam a qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente. “Isso é muito positivo para o Município, pois mostra que estamos no caminho certo”.

“A certificação demonstra um reconhecimento da gestão ambiental do Município e dos membros da Secretaria que participaram do programa VerdeAzul”. A frase é do secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos.

PROGRAMA

O VerdeAzul traça dez diretrizes que guiam as cidades: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Relacionados