CUIDADOS – Programa oferece à população um dos procedimentos mais importantes para a saúde feminina
Já começaram os atendimentos da carreta do Programa Estadual “Mulheres de Peito”. Mulheres acima de 50 anos podem realizar o exame de mamografia de forma gratuita e sem a necessidade de pedido médico. Mulheres com idade de 35 a 49 anos também podem ser atendidas, desde que apresentem o RG, cartão do SUS e solicitação médica. Os exames acontecem até quinta (30), das 9 às 18 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro.
Para receber o atendimento é necessário ter em mãos o RG, o cartão do SUS e a solicitação médica – mulheres acima de 50 anos estão dispensadas da última. É importante ressaltar que se forem detectadas alterações no exame, a paciente será convocada para análises complementares que ocorrerão durante os dois últimos dias da carreta no Município – sexta (31) e sábado (1º).
Neste sábado (1º), das 9 às 13 horas, a equipe de atendimento dará prioridade para os exames de USG. Na carreta, uma equipe multidisciplinar ficará à disposição da população. Além disso, o veículo conta com aparelhos de mamografia, ultrassom, conversor de imagens analógicas para digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
Haverá atendimento também para os homens que já foram examinados por um médico. Para isso, é necessário levar encaminhamento assinado por um profissional, independentemente da idade.
IMPORTANTE
Caso não consiga ir até a carreta de mamografia, o programa ‘Mulheres de Peito’ também oferece agendamento pelo telefone 0800-779-0000. O contato fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
As mulheres que fizeram o exame a menos de um ano só podem participar se levarem os últimos resultados constando que é necessário refazê-lo num intervalo de seis meses ou um ano. Todos os exames serão entregues para o Município, que entregará ao morador no prazo de até 10 dias úteis.
DADOS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), um estudo sueco mostrou que mulheres com câncer de mama que realizaram o procedimento de mamografia periodicamente apresentaram redução de 60% na taxa de mortalidade – 10 anos após o diagnóstico – em comparação àquelas que não o fizeram.