A partir desta segunda-feira (23), Itanhaém receberá reforço na segurança durante a alta temporada com 141 policiais militares da Operação Verão 2019-2020, que estarão concentrados em pontos estratégicos da Cidade, somando-se ao efetivo empregado no Município. A esse reforço estão o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental, a Polícia Civil, além dos profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), que montarão esquema especial para ampliar o patrulhamento.
Para dar suporte às ocorrências no menor tempo-resposta, os policiais contarão com viaturas, motocicleta e bicicletas. Os agentes, que permanecem na Cidade até fevereiro, atuarão em locais de grande circulação, como praias e pontos turísticos. Além disso, haverá também aporte por meio do Dejem, que, assim como a Dejec, permite aos policiais trabalharem voluntariamente em suas folgas, com direito a remuneração adicional.
“Os profissionais chegarão para ampliar o policiamento no litoral. Além dos policiais militares, montamos um esquema de segurança também com a Guarda Civil Municipal, e, juntos, uniremos esforços para traçar estratégias e definir logísticas em áreas de maior concentração de pessoas”, ressalta o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior.
PRAIA SEGURA
Estima-se que na alta temporada Itanhaém receba cerca de 700 mil turistas. E além do policiamento nas ruas, haverá reforço no mar. Hoje, 95 guarda-vidas temporários, sendo 50 contratados pelo processo seletivo do Estado e 45 da Prefeitura de Itanhaém, se mobilizam para a Operação Verão 2019-2020, que iniciou no dia 30 de novembro. Os temporários encerram as atividades no dia 31 de março.
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Um esquema especial de segurança foi montado pela Guarda Civil Municipal (GCM), com todo o efetivo na rua. Parte da equipe da corporação atua armada (pistolas semiautomáticas calibre 380) desde o ano passado. Conforme estabelecido pelo Estatuto Nacional da Guarda Municipal, a GCM realiza patrulhamento preventivo e colabora de forma integrada com os órgãos de segurança pública.
COI
O Centro de Operações e Inteligência (COI), uma central de monitoramento que está atenta a cada movimento na Cidade por meio de câmeras distribuídas em pontos onde existe maior concentração de pessoas no Município. A ação faz parte do Programa Cidade Segura, desenvolvido pelo Governo Municipal.
No local, a equipe integrada pela Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito está em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há alguma ocorrência. A central de monitoramento mantém comunicação ágil com as polícias Militar e Civil, o que torna rápido o contato com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pelo COI para solucionar crimes.