Baleia-jubarte de mais de oito metros é encontrada morta em Itanhaém

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta por banhistas na praia do Cibratel, em Itanhaém, na segunda-feira (14). O animal estava encalhado, próximo a beira do mar, e em avançado estado de decomposição. Equipes do Instituto Biopesca foram acionados para realizar exames na baleia. A causa da morte não foi identificada.

Segundo apurado por A Tribuna On-line, o animal foi encontrado por banhistas na praia do bairro Cibratel, em Itanhaém. O animal era uma baleia jovem da espécie Megaptera novaeangliae.

De acordo com o Instituto Biopesca, o animal tinha mais de oito metros de extensão e se encontrava em estado de decomposição. Entretanto, especialistas conseguiram encontrar marcas de rede de pesca pelo corpo.

Foi realizada uma necropsia para colher amostras biológicas para identificar a causa da morte da baleia. A veterinária Vanessa Ribeira explica que o número de aparições desta espécie é comum nesta época do ano.

“É comum avistar a espécie em território brasileiro nessa época do ano, uma vez que, elas saem das águas frias da Antártida e chegam, em julho, às águas calmas e quentes de Abrolhos (BA) para se reproduzir”, explica a veterinária.

O Instituto Biopesca é uma das instituições que executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Relacionados