Encontrei um animal silvestre, e agora? Instituto Gremar orienta

Há sempre dúvidas de como agir em casos de aparições de animais silvestres, não é mesmo? É comum moradores e turistas esbarrarem em animais, no entanto há sempre aquela preocupação sobre as medidas a serem tomadas. Em situações como esta, a orientação é que a pessoa entre contato com o Instituto Gremar pelos telefones (13) 99711-4120 e (13) 3395-7000.

Todo o ano, a sede do Gremar em Itanhaém resgata, em média, 140 animais silvestres. Esse número contempla não só as espécies que aparecem no Município, mas também em cidades vizinhas, como Mongaguá, Praia Grande e Peruíbe. Além de resgatar animais, o instituto também tem projetos de pesquisa e ações de conscientização ambiental.

Em uma cidade como Itanhaém, onde a natureza se mistura com o ambiente urbano, os animais silvestres aparecem com certa frequência e é essencial se importar com sua segurança e bem-estar. Eles têm uma enorme relevância no desenvolvimento de áreas naturais, como manter o equilíbrio da cadeia alimentar e colaborar com a polinização.

Levado à sede, o animal debilitado passa por avaliação de veterinário e biólogo, que, juntos, darão o diagnóstico para o tratamento adequado. Durante o tempo que for necessário, o animal receberá medicações e alimentos. Quando estiver completamente recuperado, ele será encaminhado para um ambiente externo, construído especificamente para abrigar esta espécie, antes de ser introduzido ao seu habitat natural.

O Gremar funciona em três pilares: educação, pesquisa e gestão da fauna. Ações de educação ambiental são feitas periodicamente para promover o conhecimento sobre os animais da região, além de sensibilizar o público e incentivar o cuidado com essas espécies e o meio ambiente.

Os animais resgatados são também estudados pelos profissionais. Juntando as informações das manilhas de identificação de todos os animais libertados é possível traçar um padrão em relação às espécies que mais são atendidas na área, assim promover estruturas de conservação de espécies em risco futuro.

A sede de Itanhaém foi construída por ser um ponto estratégico, com praias de fácil acesso, a presença de ilhas, rios, costões rochosos e vegetação nativa preservada.

Relacionados