Aeroporto reinaugura terminal de passageiros com infraestrutura para voos comerciais

CERIMÔNIA – Evento será nesta quinta-feira (5), às 10 horas, com a presença do presidente do Consórcio Voa SP, que anunciará novo sistema de segurança para pousos

Outro importante ganho para a região será a implantação do sistema de pouso por GPS, que permitirá voo por instrumentos

Preparado para alçar voos mais altos. O ano que vem será de novidades para o Aeroporto de Itanhaém Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, que receberá investimentos na segurança de pousos e decolagens, com o auxílio de instrumentos e um Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI), importante apoio visual à navegação aérea. O anúncio será realizado durante a reinauguração do terminal de passageiros nesta quinta-feira (5), às 10 horas, na Avenida Batista Campos, s/n, no Jardim Oásis.

Por enquanto, apenas voos executivos e um aeroclube funcionam no local. De olho no potencial do mercado, a  concessionária VoaSP,  responsável pela administração do Aeroporto de Itanhaém e de mais quatro no Estado,  protocolou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pedido para viabilizar a classificação do Aeroporto de Itanhaém como sendo comercial, para voos nacionais e de apoio às plataformas de petróleo (offshore). “Estamos em tratativas com companhias brasileiras e estrangeiras”, ressalta o presidente Coronel Marcel Moure.

 O consórcio cumpre uma etapa importante do processo de concessão ao entregar ao Município um terminal moderno. Outro importante ganho para a região será a implantação do sistema de pouso por GPS, que permitirá voo por instrumentos. Além disso, Itanhaém passará a contar com outro equipamento, o PAPI, sistema para indicar, com precisão, quando um uma aeronave está se aproximando da pista.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, investir no Aeroporto de Itanhaém trará benefícios para a economia na região. “O investimento no local impulsionará a cadeia produtiva que envolve todo o trade turístico, possibilitando um futuro promissor para o Litoral e Vale do Ribeira”.

ITANHAÉM

O Aeroporto foi construído na década de 1950, mas somente a partir dos anos 2000 passou a receber investimentos. A pista tem 1.350 metros. O terminal recebe até 300 passageiros por operação. O aeródromo pode operar, simultaneamente,  dois Boeings 737, que transporta 100 passageiros cada, e quatro ATRs, que tem capacidade para 70 (passageiros cada).

VOA SP

A empresa nasceu com o objetivo de criar um novo conceito no mercado da Aviação Executiva Brasileira. Além de Itanhaém, a VoaSP administra os aeroportos de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí e Ubatuba.

Relacionados