Hepatite C é silenciosa e perigosa: o teste pode salvar sua vida; procure a USF mais próxima

Ser facilmente transmitida e passar anos sem dar sinal são os principais perigos da hepatite C. Isso porque o primeiro sintoma da doença pode aparecer em forma de câncer no fígado, cirrose ou pode evoluir à morte. Em contrapartida, as complicações podem ser evitadas por meio de um teste rápido, seguro e que é considerado o primeiro passo da cura. Disponibilizado em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Itanhaém, o teste de hepatite C pode salvar a sua vida. Procure a USF mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 “É importante que todos façam o teste, pois são diversos os meios de transmissão. Além disso, o teste é extremamente sigiloso e a doença tem tratamento e cura”, relata o secretário de Saúde, Dr. Fábio Crivellari Miranda. Causada pelo vírus VHC, a doença é transmitida por contato sexual e, principalmente, durante o compartilhamento de seringas, agulhas ou instrumentos de manicure, tatuagem, piercing, escova de dentes e lâminas de barbear.

Apesar da facilidade para a procura e realização do teste, ainda existem pessoas que não sabem da infecção. O agravante é a população com idade a partir de 40 anos, pois até 1993, não havia teste para a detecção da hepatite C.

Relacionados