Filhote de lobo-marinho desnutrido é resgatado em Itanhaém litoral de SP

Um filhote de lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi resgatado em uma praia de Itanhaém, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (22). Equipes do Instituto Biopesca, que realizaram o resgate, afirmam que o animal chegou à sede da organização debilitado e magro e, no momento, está sendo estabilizado e recebe cuidados veterinários.

O animal foi avistado pela primeira vez nesta quarta-feira (7), na praia de Mongaguá (SP). Ao avistar o filhote, um guarda-vidas que atua no local acionou o Biopesca, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Os profissionais relataram que o animal, provavelmente, tentava descansar e que a espécie migra nesta época do ano, nadando muitos quilômetros. Por isso, quando necessário, procura local seco onde possa se recuperar.

No entanto, com o grande número de banhistas tentando se aproximar, ele voltou ao mar após tentar descansar na faixa de areia várias vezes. De acordo com as equipes que realizaram o resgate, ao ser localizado pela população, o animal estava alerta e ativo. Mas, nesta quinta-feira pela manhã, já foi encontrado na Praia de Itanhaém e bastante debilitado.

Alerta

De acordo com o Biopesca, é muito importante que nas praias a população não se aproxime dos lobos-marinhos, para que eles possam descansar sem serem incomodados. Caso ele volte ao mar antes de recuperar as energias, a sua chance de sobrevivência diminui, alertam os especialistas.

Além disso, de acordo com o instituto, ficam asseguradas a segurança e o bem-estar não só do animal, mas também das pessoas. A orientação é que quando avistado algum animal marinho, o Biopesca seja informado imediatamente.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, a população pode entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades

da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama

O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Relacionados