Itanhaém é qualificada para certificação do Programa Município VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entregou a Itanhaém um certificado de qualificação, que serve de simulado para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. A Cidade está entre os 542 municípios participantes, pontuando em todas as dez categorias.

A avaliação é feita com base nos seguintes critérios: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Desse modo é possível analisar a situação ambiental da cidade em diversas frentes.

Entre os projetos considerados, o Plano de Combate à Erosão, que consiste na colocação de troncos na praia, barreira física contra o avanço das marés e protege contra a erosão provocada pelas ressacas, e o portal de adoção de animais da Prefeitura de Itanhaém, o Adote um Animal, um portal com fotos e informações de cães e gatos que buscam por um novo.

PROGRAMA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época, o Programa Município VerdeAzul tem como objetivo apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Relacionados