Baleia jubarte é flagrada próxima a costa de SP:

Uma baleia foi flagrada por moradores na superfície do mar da praia de Santos, no litoral de São Paulo. O registro da aparição do animal foi feito na tarde de domingo (16) por um autônomo, de 40 anos, que estava acompanhando um amigo em seu barco de pesca, quando percebeu a presença do mamífero.

De acordo com o morador, o animal apareceu por volta das 13h, próximo à praia do Canal 4. Para ele, a surpresa de ver a baleia foi emocionante. “Quando vimos ela ali foi indescritível. A princípio levamos um susto, mas depois foi muita emoção”, relata.

O autônomo explica que estava velejando em seu barco de pesca, quando ele e o colega avistaram uma grande ‘mancha’ no mar. Assim que se aproximaram para tentar identificar o que era, viram a calda do animal.

Conforme explica o biólogo marinho Eric Comin, a aparição do mamífero na região essa época do ano não chega a surpreender. De acordo com ele, a baleia que apareceu na praia de Santos é da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae) e aparenta ainda ser jovem.

“Essa é a época que esses animais sobem para ter os filhotes. É o momento que as baleias procuram por uma água mais calma e mais quente para reprodução. E essa água mais quente também é importante na amamentação dos filhotes, porque com a água muito fria o leite coagula”, destaca.

Além disso, o biólogo afirma que é crime perseguir uma baleia com qualquer embarcação. “Temos uma lei que exige limitações dessas navegações diante da aparição de uma baleia. Não se pode entrar na rota desses animais ou se aproximar da espécie com motor engrenado a menos de 100 metros de distância e o motor sempre deve estar desligado em caso de proximidade”, diz.

De acordo com Comin, essas e outras regras são esclarecidas pelo ‘Projeto Baleia à Vista’, que destaca a importância dos cuidados para a preservação da espécie.

Relacionados