Itanhaém registra índices positivos na segurança com redução de furtos e roubos

O relatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgado na sexta-feira (24), registrou índices positivos em Itanhaém com a redução de furtos e roubos em geral no último quadrimestre. No levantamento houve ainda diminuição de furtos de veículos (16,87%), passando de 83 para 69. Os casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito também declinaram, de 72 para 61, diminuição de 15,28%.

O total de roubos em geral caiu 15,64% no último quadrimestre, passando de 275 para 232.  Com a queda de 32%, foram contabilizados 51 casos em abril deste ano contra 75 no mesmo período do ano passado. Os homicídios dolosos declinaram 14,29%, passando de 7 para 6 – somatória de janeiro a abril. Com 11 a menos, o indicador de casos de estupro caiu 42,31% em quatro meses (de 26 para 15).

No quarto mês do ano não houve ocorrência de roubos a bancos, vítimas de lesão corporal seguida de morte, homicídio doloso por acidente de trânsito e estupro.  “Os dados são promissores porque mostram que estamos no caminho certo, investindo em segurança para que esses indicadores diminuam cada vez mais. Estamos otimistas e  Vamos dar  continuidade ao trabalho realizado sempre em consonância com o Estado”, ressalta o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

INVESTIMENTO

Com o constante crescimento populacional de Itanhaém, a Administração Municipal vem desencadeando uma série de ações para garantir segurança aos munícipes por meio do programa municipal Cidade Segura. Em destaque, as 61 câmeras de monitoramento distribuídas em pontos de maior movimento, sendo 14 com tecnologia OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), auxiliando nas ações do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, que funcionam 24 horas.

Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) trabalha armada. O efetivo da  é responsável policiamento preventivo e ostensivo da Cidade. No Município, após treinamentos rigorosos, foram entregues pistolas semiautomáticas calibre 380 para a corporação, que atua armada desde o ano passado. Esses profissionais receberam novos uniformes e viaturas, e terá ampliação do efetivo ainda esse ano. Ao mesmo tempo, criou a Guarda Patrimonial, responsável exclusivamente, por zelar pela segurança do patrimônio público da Cidade.

Desenvolve também outras ações de prevenção à violência com a eliminação dos pontos escuros com a ampliação da rede de iluminação pública. Nos últimos anos, foram eliminados

mais de 5 mil pontos escuros em bairros, que melhoram as condições de visualização e inibem a ação de marginais no período noturno.

Relacionados