Pinguim debilitado é resgatado em praia de Itanhaém, SP

Um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado debilitado na faixa de areia da praia em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O animal foi resgatado por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e já passa por reabilitação.

Foi o primeiro animal da espécie a aparecer neste ano dentro da área de atuação do Instituto Biopesca na Baixada Santista, segundo o instituto Biopesca. Aparentemente cansado, o animal foi encontrado com quadro de baixa temperatura corporal e abaixo do peso.

O pinguim foi socorrido Unidade de Estabilização do instituto, em Praia Grande, onde recebe alimentação com suplementos, soro, e aquecimento adequado para reverter os quadros de desnutrição, desidratação e hipotermia.

Comum na região, a espécie vive neste período seu processo de migração, quando viajam em direção ao sudeste brasileiro em busca de alimentos. Alguns, por não aguentarem, encalham pelo caminho. Após o processo de reabilitação, ele deverá ser devolvido à natureza.

Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp) ou 0800 642 3341 (horário comercial).

Relacionados