Centro Ambiental com espaços temáticos é entregue à população

Construir um espaço temático que estimule em crianças e jovens os cuidados com o meio ambiente para um futuro consciente às gerações. Este é um dos objetivos do Centro de Pesquisas e Educação Ambiental que foi inaugurado nesta terça-feira (30), na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no bairro Ivoty. O Centro possibilitará atendimento à rede escolar com projetos que incentivam os estudantes sobre questões relacionadas à biologia, à sustentabilidade e à ecologia.

“Tenho convicção de que a partir de agora teremos mais vida, mais atividades, além de incentivar a conscientização de jovens e crianças em relação à importância do nosso meio ambiente”. A frase é do prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, durante a inauguração do local.

Rico em informações, o prédio possui estrutura especializada para a promoção da educação ambiental, com salas temáticas e interativas que abordam temas referentes ao ecossistema, à fauna e à flora local. As atividades são destinadas a alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Entre os vários recursos, estão uma biblioteca, aparatos multimídia, uma farmácia viva -com ervas medicinais na qual as pessoas poderão exercitar os sentidos como tato e audição – programas de reciclagem e compostagem, além da sala de biodiversidade: um espaço dedicado aos três biomas da região: marinho, rios e mangues e mata atlântica.

A sala reágua possui diversos cartazes informativos sobre a reutilização da água da chuva e incentiva as pessoas a preservarem este recurso. Para as dinâmicas de grupo e atividades externas, há o espaço teia da vida, um quiosque ao lado de fora do Centro, onde os monitores reúnem os alunos para atividades diversificadas.

Também haverá viveiros para alguns tipos de animais, como a Jararaca-ilhoa, uma espécie de cobra que vive unicamente na Ilha de Queimada Grande, pertencente ao Município de Itanhaém, além de um apiário, lugar onde se cria diversas espécies de abelhas.

Relacionados