Professores se tornam multiplicadores da Plataforma Google For Education

Em Itanhaém, a presença da tecnologia nas escolas municipais é uma novidade constante, que se desenvolve a cada investimento. E para celebrar mais uma conquista da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, professores e gestores do Ensino Fundamental receberam, nesta quinta-feira (11), o certificado de multiplicadores da Plataforma Google For Education e os Chromebooks – equipamentos semelhantes a notebooks com o sistema Chrome OS. Parceria que torna o Município pioneiro a selar compromisso com o Google para promover um novo modelo de ensino.

A entrega dos certificados aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) e contou com a presença de autoridades da Cidade, como a do prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, que prestigiou e parabenizou os profissionais da educação pelo desempenho nas iniciativas. “Fortalecer as políticas públicas para que possamos formar cidadãos capacitados e preparados para o futuro é o principal objetivo da educação”, ressalta.

O treinamento dos multiplicadores iniciou em fevereiro deste ano, e de lá para cá muitos aprendizados foram colhidos, como conta a professora de Arte da EM Eugênia Pitta Rangel Veloso, Mylene Almeida. “Foi muito bom, ampliamos os conhecimentos em tecnologia e nas ferramentas que utilizaremos em sala de aula. Os recursos da plataforma vão despertar os interesses dos alunos e nos aproximar deles. Os recursos são essenciais para o futuro dos alunos”.

Para Renato Cunha Paixão, que é professor de ciências em duas escolas da Rede Municipal, a parceria com a Plataforma Google For Education aprimora os recursos de aprendizagem e ensina os alunos a usarem a internet em prol do conhecimento. “Hoje em dia nós vivemos em um mundo tecnológico, onde o computador, o celular e a internet fazem parte do dia a dia dos alunos. Por isso, não tem como separarmos o conteúdo e a didática da realidade deles. A tecnologia desperta a curiosidade dos estudantes e conectam os nossos interesses”.

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

Por meio do programa Aprendizado do Futuro, a Rede Municipal de Ensino foi abastecida com notebooks, kits com tablets e equipamentos de robótica para uso de professores e alunos. O uso da tecnologia resulta nas avaliações positivas que a educação municipal alcança todos os anos, observados na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou o Município à frente de todas as cidades da Baixada Santista em 2018.  Os avanços também são obtidos por meio das aulas de robótica, projeto que revela talentos e caminha para sua 7ª edição neste ano. O programa é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e alcança todos os anos do Ensino Fundamental.

Relacionados