Prefeitura fecha shoppings que vendiam brinquedos pirateados no centro de SP

A prefeitura, em parceria com a Receita Federal, fechou três shoppings populares que vendem brinquedos pirateados na região da Rua 25 de Março, no centro. Ao todo, cerca de 80 lojas serão lacradas.

A operação, que começou por volta das 6h desta quarta (20), só vai acabar quando toda a mercadoria, que pode chegar a dez toneladas, for ensacada. Entre os objetos recolhidos estão estojos de maquiagens e massinhas que não têm procedência definida e podem ser tóxicos. Brinquedos de personagens como Batman, Galinha Pintadinha, Patrulha Canina e Pokémon também foram encontrados.

Alguns dos perigos de uma criança brincar com brinquedos ilegais são o de sufocamento, perfuração da pele e ingestão de pequenas peças.

Os locais foram mapeados previamente por investigadores da Receita e por escritórios de advocacia que representam as marcas. Após a apreensão, tudo vai para um depósito até que a Justiça autorize a destruição. O dono do estabelecimento ainda não foi localizado. Ao todo, a prefeitura usou oito caminhões, oitenta carregadores, além de efetivo da Guarda Civil Metropolitana e Companhia de Engenharia de Tráfego. Em fevereiro deste ano, uma operação semelhante fechou 250 lojas no Shopping 25, que foi interditado. Após uma liminar judicial, no entanto, o local foi reaberto.

A gestão municipal promove desde novembro do ano passado uma operação específica, sob comando do secretário executivo Fábio Lepique, de combate à pirataria na região do Brás. Até agora, mais de 400 toneladas de produtos falsificados foram recolhidas.

Relacionados