Conta de luz mais cara? Conheça uma alternativa para pagar menos

Desde o dia 15 de março a tarifa de energia elétrica ficou mais cara no Rio de Janeiro. Mas os cariocas – todos os brasileiros – têm uma alternativa para pagar menos!

Você conhece a tarifa branca?

Trata-se de uma opção de tarifa de energia elétrica válida para todo o país desde 2018. É mais barata do que a tarifa convencional em determinados horários do dia, que costumam ser de menor consumo. Por outro lado, é mais cara nos horários de maior consumo. Diferente da tarifa branca, a tarifa convencional tem valor fixo para qualquer dia e horário de consumo.

Quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou a tarifa branca, ela era mais restrita. Somente podiam optar por esse tipo de cobrança clientes com consumo acima de 500 Kwh mensais. A partir deste ano, ela foi ampliada. Está disponível para clientes que consumam a partir de 250 Kwh/mês. Isso corresponde a uma conta de luz mensal média de R$ 140,00. A partir de 2020 estará acessível para adesão por todos os clientes de energia elétrica do país. Sem exigência de consumo mínimo.

Como ela é uma opção, para pagar esta tarifa é necessário solicitar à empresa fornecedora de energia do seu estado. Contudo, por enquanto, quem paga a tarifa social ou está incluído na classe de iluminação pública, não pode aderir à tarifa branca.

Como ela funciona?

O valor da tarifa varia de acordo com três períodos ao longo do dia, que consistem nos seguintes horários:

    Ponta: Das 17:30 às 20:30 (é a mais cara das três faixas e também mais cara do que a tarifa convencional)

  Intermediário: Das 20:31 às 22:30 (é mais cara do que a tarifa convencional)

 Fora de Ponta: Das 23:31 às 17:30 (é a mais barata das três faixas e mais barata do que a tarifa convencional)

Saiba que:

 Para a adesão é necessária a troca do medidor de energia. Consulte o prazo de troca antes de decidir pela adesão.

 A empresa de energia não pode cobrar pelo serviço de troca do medidor.

 Verifique se haverá custos com alterações no padrão de entrada do seu imóvel. Por exemplo, uma troca de fiação que seja necessária dentro do imóvel.

 Consulte o prazo mínimo que você deverá permanecer com esta tarifa até poder solicitar o retorno à tarifa convencional. Para o caso de achar que não valeu a pena.

    As empresas de energia podem oferecer canais on-line e telefônico para a solicitação de adesão e desistência dessa tarifa.

 No horário de verão as faixas de horário da tarifa branca mudam. O horário de ponta passa a ser das 18:30 às 21:30. O intermediário, das 21:31 às 23:30. E o fora de ponta das 23:31 ás 18:30.

E as bandeiras verde, amarela e vermelha?

A tarifa branca não tem nenhuma relação com as bandeiras tarifárias. Estas indicam se haverá acréscimo no valor da energia, por necessidade de mais geração. Se a bandeira vermelha estiver vigente, a tarifa branca também sofre acréscimo.

Conheça outras estratégias para economizar na conta de luz.

Conta de luz mais cara no Rio de Janeiro

Em 12 de março, a ANEEL autorizou um reajuste médio de 11,12% nas tarifas da Light no Rio de Janeiro. Cerca de 11 milhões de clientes, em 32 municípios, vão pagar uma conta de luz mais cara. De acordo com a Agência, o aumento médio para os clientes residenciais e comerciais pode chegar a 11,52%. E as novas tarifas estão valendo desde a sexta-feira 15/03/2019. Um presente de grego no Dia do Consumidor!

A tarifa branca no Rio de Janeiro era cerca de 12% menor do que a convencional antes desse reajuste. Assim, após o aumento, a sua vantagem aumenta em comparação com a nova tarifa.

Mas para que a adesão a essa tarifa diferenciada seja realmente vantajosa é preciso considerar o seu perfil de consumo. Ou seja, os períodos do dia em que consome mais energia. Isso porque, em determinados horários, a tarifa branca é mais alta do que a convencional, que no Rio de Janeiro está ainda mais cara após o reajuste.

Em que casos vale a pena aderir à tarifa branca?

Principalmente se você concentra o uso de energia elétrica nos períodos do dia considerados fora de ponta. Por exemplo: lavando roupa em lavadora, usando ferro de passar elétrico, tomando banhos com chuveiro elétrico, usando o computador, etc.

 Se o seu consumo de energia, em geral, é um consumo baixo. Por exemplo: não possui eletrodomésticos elétricos como chuveiro elétrico, aspirador de pó, panelas elétricas, secador de cabelo e prancha alisadora.

Se você não possui ou possui poucos aparelhos que fiquem ligados 24 horas por dia na rede elétrica. Como freezer (além da geladeira), ar-condicionado, telefone ligado em rede elétrica com aparelho de TV a cabo e roteador Wi-Fi, etc.

Ou seja, se você conseguir reduzir o seu consumo, ou mudar as tarefas do deu dia a dia deslocando o maior consumo de energia para os horários fora de ponta, a tarifa branca será vantajosa para você. Caso contrário, a sua conta de luz pode ficar mais cara do que a conta com a cobrança da tarifa convencional!

Relacionados