Coca-Cola admite produzir 3 milhões de toneladas de plástico por ano

Pela primeira na história, a Coca-Cola divulgou o total de plástico que produz anualmente. O dado foi entregue para a Ellen MacArtur Foundation, organização filantrópica que busca a redução do uso de plástico no planeta, e que já tem apoio de companhias gigantes, como Pepsi Co, H&M, L’Oréal, Walmart e Marks & Spencer.

Com dados de 2017, a Coca-Cola admitiu produzir 3 milhões de toneladas de plástico por ano, o equivalente a 200 mil garrafas por minuto. Apesar de não ter divulgado detalhes de quais e quantas garrafas são produzidas anualmente, um cálculo feito pela fundação estima que a empresa é responsável 108 bilhões de frascos de meio litro, um quinto do total mundial de 500 bilhões.

A iniciativa da Ellen MacArtur Foundation hoje tem apoio de 150 empresas, que assinaram termos e compromissos para reduzir suas produções de plástico, porém apenas 31 companhias revelaram a quantidade produzida do material. O objetivo da fundação é aumentar a transparência da produção de plástico no mundo para que a sociedade possa ter noção do problema em números.

A ação definiu três metas para a redução de uso de plástico no planeta: eliminar o uso desnecessário de embalagens plásticas e começar a usar materiais reutilizáveis; garantir que todas as embalagens plásticas possa ser facilmente reutilizada, reciclada e compostada até 2025; criar uma economia circular em torno do plástico para aumentar o volume reutilizado do material.

Relacionados