Itanhaém participa da Campanha Mares Limpos, da ONU

Em alusão à campanha Mares limpos, instituída pela Organização das Nações Unidas Meio Ambiente, a Prefeitura de Itanhaém, em parceria com o Instituto Gremar, realizou um mutirão de limpeza na praia do Centro, conhecida como “Praião”. A ação aconteceu sábado e Domingo, das 9 às 11 horas, e teve como ponto de encontro o início da Nova Orla, próximo ao #Itanhaém

Além da coleta de resíduos, instituições e projetos que protegem o ecossistema marinho e o meio ambiente estiveram presentes realizando atividades recreativas e exposições em stands, das 9 às 14 horas. O público infantil participou da feira de troca de livros e brinquedos que foi  realizada pelo Grupo Conexão, Criança e Natureza.  Às 11 horas a banda Psycossauro Rock Club agitou os participantes e às 13h, foi a vez da banda Raiz do Trono. O evento aconteceu em frente ao Instituto Gremar, situado na Avenida Presidente Vargas, altura do número 611, Centro.

Fotos Nilton Ramos

 Foi orientado todos os participantes da coleta dos resíduos, a não  esquecer de usar protetor solar, vestimenta confortável e não carregar peso.

 Todos os resíduos coletados passarão por uma triagem de separação e serão encaminhados para balanceamento da quantidade recolhida. Os dados serão enviados para uma organização ambiental, que realiza análises do lixo recolhido em rios e praias.

A ação contou com a participação dos grupos Conviver, Viver Bem, Rotaract Itanhaém,  Instituto Gremar, Policia Militar Ambiental, alunos de escolas municipais e estaduais, voluntários e outros órgãos.

INSTITUTO GREMAR – Responsável pela pesquisa, educação ambiental e gestão da fauna, a organização não governamental atua desde 2004 com equipes multidisciplinares no monitoramento, resgate e reabilitação de animais marinhos. A iniciativa realiza palestras, ações de conscientização e oferece cursos para profissionais das áreas de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental.

CAMPANHA MARES LIMPOS – Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ação parte do principio de que até 2050 poderemos ter mais plástico do que peixes no mar. Com atividades desenvolvidas pelo poder público juntamente com a sociedade civil, a organização pretende reduzir, combater e conscientizar a população sobre o impacto ambiental que a poluição em mares e rios pode causar no futuro.

Relacionados