Idoso tenta resgatar tamanduá e é atacado pelo animal em São Vicente, SP

De acordo com o Ibama, animal atacou a vítima porque se sentiu ameaçado.

Um homem, de 61 anos, ficou ferido após ser atacado por um tamanduá, na manhã desta sexta-feira (15), em São Vicente, no litoral de São Paulo, de acordo com a prefeitura. O ataque, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), só acontece quando o animal se sente ameaçado.

Informações apuradas pelo G1 indicam que a vítima tentou resgatar o animal que estava na água na região do Mar Pequeno, próximo à Rua Eduardo Dias Coelho, bairro Náutica 3. O idoso, que é pescador, viu que o tamanduá parecia estar se afogando e, ao levá-lo para terra, foi atacado pelo bicho, que o deixou ferido.

Segundo o coordenador de operações e fiscalização do Ibama Roberto Cabral, a maior probabilidade é do animal ser um tamanduá-mirim, mais comum em vegetações como a da região. De acordo com o especialista, o animal é capaz de se locomover na água e esse tipo de ataque é considerado incomum.

Roberto levanta a hipótese de que o animal silvestre tenha se sentido em perigo quando o homem se aproximou, achou que seria capturado e então se defendeu. “O tamanduá só vai atacar alguém se a pessoa tentar segurá-lo ou tocar nele, nesses casos, age por instinto”, destaca.

O coordenador de operações do Ibama também explicou que o animal não é agressivo, ao contrário, é dócil e tranquilo, e só ataca o ser humano quando se sente ameaçado. De acordo com ele, no ataque, o tamanduá “abraça” a vítima e finca as unhas, podendo causar cortes graves.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que a vítima deu entrada no Hospital Municipal apresentando cortes nas mãos, provenientes do ataque. “O paciente foi atendido pela Cirurgia Geral para a realização de sutura nos ferimentos e encaminhado para medicação e uso das vacinas necessárias, recebendo alta hospitalar”.

A Polícia Ambiental afirma que não recebeu nenhum chamado sobre o caso, assim como a Prefeitura, e não se sabe o que aconteceu com o animal. O Ibama recomenda que ao avistar um animal silvestre na região entre-se imediatamente em contato com o Instituto, ou com a polícia. Ainda de acordo com o Instituto, a orientação é que não mexa no animal e o mantenha em seu habitat natural. No caso da pessoa ferida, é indicado que se procure o Pronto Socorro.

Fonte G1

Relacionados